18/06/2013

"Não Estava Com A Vida Ganha" - Diz Pérola Sobre Trabalhar Na TV

Pérola Faria vive Yasmin, na novela 'Dona Xepa' Foto: Luiza Dantas/Carta Z Notícias

Ficar famosa com 14 anos mexe com o ego e deslumbra qualquer jovem. Pérola Faria, no ar como a Yasmin em Dona Xepa, percorreu esse caminho, mas não se deixou enveredar pelo luxo da fama e nem se maravilhar com a carreira quando surgiu em Páginas da Vida, exibida pela Globo em 2006, como a bailarina bulímica Gisele. 



"Percebi, do jeito mais difícil, que não estava com a vida ganha depois que apareci na TV", conta. Na época, ela não imaginou que teria tanto sucesso.'' "Foi um trabalho muito desgastante e complicado. Mas também um grande aprendizado", afirma. Com o fim da novela de Manoel Carlos, Pérola fez apenas pequenas participações na Globo, como na série Por Toda Minha Vida. Depois disso, enfrentou o fim do seu contrato e uma longa temporada de dois anos sem trabalho. "Precisei ter um grande controle emocional, foi bastante complicado", relembra.
Pérola fez testes para integrar o elenco de Bela, A Feia, produzida pela Record em 2009. E, de lá para cá, tem conseguido se manter constantemente no ar. Agora encara seu terceiro trabalho na emissora e, recentemente, teve seu contrato renovado até 2018. Depois da trama de Gisele Joras, interpretou a patricinha Vitória Paz, no sucesso teen Rebelde. "Foi uma experiência muito diferente e gratificante. Nunca tinha feito um trabalho voltado para esse público", revela.
O sucesso das duas temporadas de Rebelde foi essencial para que a atriz fosse convidada para interpretar Yasmin, em Dona Xepa. "Sempre tive de fazer testes para tudo. Essa foi a primeira vez que fui convidada para trabalhar", comemora. A repetida dupla com Arthur Aguiar, que encarna o namorado de Yasmin na trama de Gustavo Reiz, pode ter ajudado no convite. "O trabalho fica mais fácil quando já existe intimidade", completa. Na trama, Arthur vive Édison, o filho de Dona Xepa, interpretada por Ângela Leal.
Pela primeira vez, Pérola abandona seu perfil infantil diante das câmaras para assumir uma personagem com mais cara de mulher. "A maturidade dos personagens está chegando junto com a minha própria", argumenta. Filha de Geni, interpretada por Marcella Muniz, Yasmin precisa sustentar a mãe, que está mais preocupada em arranjar um namorado do que pagar as contas da casa.
Em Dona Xepa, a atriz empresta para Yasmin, que pretende ser uma grande estilista, o conhecimento adquirido em dois anos de faculdade de Moda. "Aprendi como cortar tecido, costurar... E uso essas técnicas para incrementar o trabalho de Yasmin no ateliê", conta. Apesar de não ter finalizado a faculdade e garantir que não pensa mais em fazer Moda, Pérola ainda sonha em ter um diploma.
"Penso em fazer Letras porque acho que tem muito a agregar à minha profissão", projeta. O espaço para conciliar estudos com a profissão, a atriz garante que consegue. Afinal, não é a primeira vez que terá de se dividir. Quando estreou na TV, ainda cursava o Ensino Fundamental. "É difícil, mas é preciso ter força de vontade", ensina.
Teste definitivo:
Mais tímida do que a maioria das crianças, Pérola começou a fazer teatro aos sete anos para superar o excessivo acanhamento. Aos 11, já certa de que queria ser atriz, procurou cursos voltados para a TV. Aos 21, ainda tímida e falando baixo, a atriz garante que se soltou mais quando começou a interpretar diferentes personagens. "Buscava inspirações em amigas e pessoas próximas", diz, revelando o processo para se habituar a viver novos tipos.
Por começar a estudar teatro muito nova e não ter a paciência e maturidade necessárias para esperar os convites aparecerem, a atriz afirma que pensou em desistir da carreira várias vezes. "Estava cansada de fazer mil cursos e só escutar 'não'", afirma. Quando surgiu a oportunidade de fazer um workshop com a diretora Camila Amado, Pérola se recusou a continuar se aperfeiçoando.
"Minha mãe insistiu muito. Disse que seria o último e eu poderia parar depois", conta. E a intuição da mãe de não desistir estava certa. "Foi a partir deste curso que consegui meu primeiro papel na TV, em Páginas da Vida".
Instantâneas:
 - Para atuar em Dona Xepa, Pérola teve de cortar bastante o cabelo. "Achei que a mudança deu um ar mais sério e careta, que é a cara da Yasmin", analisa.
 - Longe do teatro desde que entrou para a TV, em 2006, Pérola sonha em voltar a frequentar os palcos. "Sinto muita falta do teatro. E acho importante para o ator trabalhar nessas duas frentes", afirma.
 -  Antes de começar a estudar teatro, Pérola Faria sonhava em ser veterinária.
 -  Pérola descobriu um novo método de aliviar o estresse da rotina de gravações. Há alguns meses, a atriz é praticante de muay thai, arte marcial originária da Tailândia.
Fonte: Terra

4 comentários: